OAB-MT participa de ato nacional por uma Reforma da Previdência justa

13/03/2017 16:30 | Mobilização

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participa nesta terça-feira do ato “Por uma Proposta Justa de Reforma Previdência – Não à PEC 287/2016”, promovido pelo Conselho Federal da OAB com mais de 160 entidades de todo o país.

Os participantes se reúnem às 14h, na sede da OAB, em Brasília, e seguem para o Congresso Nacional para a entrega da Carta Aberta sobre a Reforma da Previdência aos parlamentares.

Vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MT, Jonas Albert Schmidt alerta que é importante que a população saiba que não há déficit na previdência que, pelo contrário, é superavitária, para poder cobrar seus direitos e o posicionamento de seus deputados.

A proposta da OAB é de que se suspenda a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 até que se discuta amplamente com a população, com audiências públicas e análise de estudos econômicos, atuariais e demográficos completos, debatendo o tema de forma transparente.

Jonas Albert Schmidt explica que alguns pontos precisam ser trabalhados no que diz respeito à Previdência Social, como melhoria de gestão e maior transparência. “Mas dificultar acesso ao benefício, prolongar tempo de contribuição e elevar a idade mínima não é o caminho”, completa.

Confira abaixo a Carta Aberta sobre a Reforma da Previdência:

CARTA ABERTA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
(PEC 287/2016)

As entidades abaixo nominadas, reunidas no Conselho Federal da OAB em 31 de janeiro de 2017, manifestam preocupação com relação ao texto da proposta de Reforma da Previdência (PEC 287/2016), tendo em vista que ela está fundamentada em premissas equivocadas e contem inúmeros abusos contra os direitos sociais.

A PEC 287/2016 tem sido apresentada pelo governo sob discurso de catástrofe financeira e “déficit”, que não existem, evidenciando-se grave descumprimento aos artigos 194 e 195 da Constituição Federal, que insere a Previdência no sistema de Seguridade Social, juntamente com as áreas da Saúde e Assistência Social, sistema que tem sido, ao longo dos anos, altamente superavitário em dezenas de bilhões de reais.

O superávit da Seguridade Social tem sido tão elevado que anualmente são desvinculados recursos por meio do mecanismo da DRU (Desvinculação de Receitas da União), majorada para 30% em 2016. Tais recursos são retirados da Seguridade Social e destinados para outros fins, especialmente para o pagamento de juros da dívida pública, que nunca foi auditada, como manda a Constituição.

Diante disso, antes de pressionar pela aprovação da PEC 287/2016, utilizando-se de onerosa campanha de mídia para levar informações questionáveis à população, exigimos que o Governo Federal divulgue com ampla transparência as receitas da Seguridade Social, computando todas as fontes de financiamento previstas no artigo 195 da Constituição Federal, mostrando ainda o impacto anual da DRU, as renúncias fiscais que têm sido concedidas, a desoneração da folha de salários e os créditos tributários previdenciários que não estão sendo cobrados.

A proposta de reforma apresentada pelo governo desfigura o sistema da previdência social conquistado ao longo dos anos e dificulta o acesso a aposentadoria e demais benefícios à população brasileira que contribuiu durante toda a sua vida.

Dentre os abusos previstos na PEC 287/2016 destacamos os seguintes:

1) Exigência de idade mínima para aposentadoria a partir dos 65 (sessenta e cinco) anos para homens e mulheres;
2) 49 (quarenta e nove) anos de tempo de contribuição para ter acesso à aposentadoria integral;
3) Redução do valor geral das aposentadorias;
4) Precarização da aposentadoria do trabalhador rural;
5) Pensão por morte e benefícios assistenciais em valor abaixo de um salário mínimo;
6) Exclui as regras de transição vigentes;
7) Impede a cumulação de aposentadoria e pensão por morte;
8) Elevação da idade para o recebimento do benefício assistencial (LOAS) para 70 anos de idade;
9) Regras inalcançáveis para a aposentadoria dos trabalhadores expostos a agentes insalubres;
10) Fim da aposentadoria dos professores.

Além disso, a reforma da previdência prejudicará diretamente a economia dos municípios, uma vez que a grande maioria sobrevive dos benefícios da previdência social, que superam o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Diante disso, exigimos a suspensão da tramitação da PEC 287/2016 no Congresso Nacional até que se discuta democraticamente com a sociedade, de forma ampla, mediante a realização de audiências públicas que possibilitem a análise de estudos econômicos, atuariais e demográficos completos, a fim de que se dê a devida transparência aos dados da Seguridade Social.

É necessário garantir a participação da sociedade no sentido de construir alternativas que venham melhorar o sistema de Seguridade Social e ampliar a sua abrangência, impedindo o retrocesso de direitos sociais.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
(65) 3613-0928/0929