PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 1ª SUBSEÇÃO DE RONDONÓPOLIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Dezembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 # # # #

Notícia | mais notícias

Comissão de Direito da Mulher participa de evento por mais mulheres na Política

22/06/2015 17:41 | ALMT
Foto da Notícia: Comissão de Direito da Mulher participa de evento por mais mulheres na Política
img
    A presidente da Comissão de Direito da Mulher da OABMT, Juliana Nogueira, e as integrantes Alexandra Nogueira e Sueli Rondon, participaram nesta segunda-feira (22 de junho) do lançamento do evento “Mais Mulheres na Política”, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
 
    
    A campanha é da bancada feminina do Congresso Nacional, por meio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Em Mato Grosso, conta com a parceria da Assembleia Legislativa e do gabinete do senador José Medeiros (PPS-MT). A Procuradora Especial da Mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi uma das palestrantes.
 
    Em seu pronunciamento, Juliana Nogueira afirmou que "lugar de mulher é na política e lugar de mulher é na OAB! A luta para a participação feminina nos espaços de poder e decisão não é só na política, mas em todos os segmentos sociais, inclusive no qual ela participa!”. A presidente da CDM relatou sobre a realização da I Conferência Nacional da Mulher Advogada, ocorrida em Maceió, e da aprovação das cotas de 30% de gênero para as chapas concorrentes às eleições da Ordem.
 
    A Campanha já passou por São Paulo, Manaus, Boa Vista, Teresina e Porto Alegre, com agenda confirmada para as cidades de Rio de Janeiro e Bahia. Conforme dados da Procuradoria, atualmente as mulheres ainda ocupam apenas 13% das vagas nos parlamentos brasileiros. No Congresso, a bancada feminina é composta por 51 deputadas federais de 513 vagas na Câmara e 13 senadoras de um total de 81 cadeiras no Senado. Dos 28 partidos com representantes na Câmara, 11 não têm mulheres.
 
    Propostas - O objetivo da campanha é garantir que, com a reforma política, cada gênero ocupe pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos. Neste sentido, há duas propostas de emenda constitucional em tramitação no Senado. A campanha conta ainda com manifesto intitulado “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, com cartazes e jingle produzido com letra e música de Paulo Marinho e interpretação da cantora Márcia Siqueira, ambos amazonenses. (Com informações da ALMT)
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 
 

WhatsApp