PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 1ª SUBSEÇÃO DE RONDONÓPOLIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Estado apresenta proposta para pagamento da advocacia dativa

21/05/2018 13:19 | RPV
Foto da Notícia: Estado apresenta proposta para pagamento da advocacia dativa

Foto: Sissy Cambuim

img    Luta antiga da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que se estende por mais de duas décadas, a busca de uma solução administrativa para o pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) à advocacia dativa foi um dos temas da reunião do presidente da entidade, Leonardo Campos, com o secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, na tarde desta quinta-feira (17).

    A OAB-MT cobrou um posicionamento do Estado sobre a forma e cronograma de pagamento das RPVs, bem como o percentual destinado para os débitos relativos aos honorários dos advogados e advogadas nomeados como dativos.

    Durante a reunião, que também contou com a participação do conselheiro estadual da OAB-MT e presidente da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios, Fernando Figueiredo, Rogério Gallo garantiu que foi estabelecido um fluxo para o pagamento mensal das RPVs.

    De acordo com ele, todos os meses a Sefaz repassa aproximadamente R$ 500 mil para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT) a fim de realizar os pagamentos das requisições.

    Atualmente, o passivo total do Estado com a advocacia dativa está em torno de R$ 40 milhões. No entanto, o montante que repassado mensalmente deve ser suficiente, segundo estimativa do secretário, para arcar com as despesas referentes às RPVs relativas a honorários advocatícios.

img    Além disso, o Estado apresentará à OAB-MT um projeto de lei para regulamentação do pagamento administrativo aos advogados e advogadas nomeados como dativos. A proposta deverá ser avaliada pela entidade antes de ser submetida à apreciação do Legislativo.

    Mato Grosso ainda é um dos únicos estados do país que não dispõe de uma solução administrativa para o pagamento de dativos. Hoje, o profissional nomeado como dativo, após receber a certidão judicial, precisa ingressar com o processo de execução e, posteriormente, apresenta-lo à PGE-MT para conversão em precatório ou RPV, conforme o valor da causa.

    “Há mais de 21 anos a OAB-MT vem buscando esta solução. Mato Grosso precisa avançar nesta questão tendo em vista sua grande dimensão e o crescente número de processos. A remuneração da advocacia dativa é uma questão de urgência, estamos falando de verba alimentar, de pagar o trabalho prestado para preencher as lacunas do Estado”, destacou Leonardo Campos.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp