O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, participou nesta sexta-feira (23 de setembro) de reunião técnica sobre o Movimento Pró-Ferrovia, realizada no auditório do Palácio Paiaguás, pelas entidades da sociedade civil organizada e órgãos governamentais e coordenada pelos secretários de Estado, Vicente Vuolo e Djalma Sabo Mendes. A OAB/MT é integrante do movimento.
Atualmente os estudos englobam o trecho Itiquira-Rondonópolis-Cuiabá-Santarém. A América Latina Logística (ALL) deve finalizar na segunda quinzena de outubro deste ano mais 112km da Ferronorte, entre Alto Araguaia e Itiquira, na região sul de Mato Grosso. A expectativa da concessionária é concluir a obra e receber em novembro de 2011 a licença de operação, concedida pelo Ibama.
Segundo o gerente de projetos de infraestrutura da ALL, Thiago Fiori, os outros 148km da Ferronorte, entre Itiquira e Rondonópolis, devem estar concluídos no final de 2012.
Além da OAB/MT, participaram dos trabalhos representantes da Fiemt, Acrimat, Sebrae/MT, Aprosoja/MT, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANN), professores e coordenadores da UFMT e UFSC, universidades parceiras na elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
imprensaoabmt@gmail.com
www.twitter.com/oabmt