PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 1ª SUBSEÇÃO DE RONDONÓPOLIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Dezembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 # # # #

Notícia | mais notícias

Desafios da advocacia são debatidos no segundo dia em Alta Floresta

18/05/2012 15:10 | Evento
Foto da Notícia: Desafios da advocacia são debatidos no segundo dia em Alta Floresta

Foto: Assessoria de Imprensa OAB/MT

    Os desafios da advocacia brasileira foram explanados pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Júnior, no segundo dia do V Colégio de Presidentes da OAB/MT, nesta sexta-feira (18 de maio), na sede da Subseção de Alta Floresta. Compõem a mesa o diretor tesoureiro da OAB, Miguel Ângelo Cançado, e também o presidente da OABMT, Cláudio Stábile Ribeiro, vice-presidente da OABMT, Maurício Aude, o secretário-geral, Daniel Teixeira, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos.
img

    Também participam a secretária adjunta da OAB/MT, Fabiana Curi, o diretor tesoureiro, Cleverson Pintel; os conselheiros federais Francisco Faiad, Francisco Esgaib e José Guilhen; o presidente da Escola Superior de Advocacia, Ulisses Rabaneda dos Santos; os presidentes dos Tribunais de Defesa das Prerrogativas e de Ética e Disciplina, João Batista Cavalcante e Ussiel Tavares; além dos presidentes de 29 subseções da OAB e delegados da CAA/MT.

Desafios - Entre os temas destacados pelo presidente Ophir Cavalcante estão os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que beneficiam a classe advocatícia, tais como a criminalização da ofensa às prerrogativas; a proposta de férias para os advogados no mês de janeiro com suspensão de prazos no Judiciário; o aviltamento de honorários, entre outros.

    Alguns têm encontrado resistências por parte de instituições representativas da magistratura ou Ministério Público, ou de parlamentares. O da criminalização, por exemplo, houve questionamentos devido à existência da tipificação em lei federal, cuja pena é ínfima. Porém, foi proposta a alteração no texto original para dar legitimidade ativa à OAB para propor ação penal em face de autoridades que cometem atos de abuso de poder em face de advogados. O presidente da OAB explicou que os projetos relativos aos honorários e às férias, por questões regimentais internas da Câmara de Deputados, foram atrelados ao projeto de reforma do Código de Processo Civil.
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 



Notícias Relacionadas

WhatsApp