A diretoria da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), aprovou nesta sexta-feira (8 de junho), por unanimidade, em reunião extraordinária, Moção de Pesar pelo falecimento do advogado Franco Ribeiro Querendo, 38 anos. Na mesma reunião, o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, decretou luto oficial por três dias. “É uma perda irreparável para o movimento comunitário de Cuiabá e, por extensão, para toda a sociedade”, afirmou.
Franco Querendo era professor universitário do curso de Direito e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MT. Ele deixou esposa e três filhos. Conforme a entidade, durante anos, o advogado teve forte atuação no movimento comunitário, em especial na Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores (Femab) e também atuou como consultor da diretoria da Ucamb. Ele foi o primeiro diretor de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Cuiabá, na administração do prefeito José Meirelles (1994-96).
O advogado João Olímpio Lira, que foi presidente da Femab e conheceu de perto o trabalho de Franco Querendo, destacou a crença dele nas organizações sociais e bases populares. “Ele acreditava que a ‘revolução social’ só teria eficácia e resultaria em melhor qualidade de vida, se viesse das bases”, destacou.
O secretário geral da UCAMB, Jonail da Costa Silva, disse que a Moção de Pesar será encaminhada para a família.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt