Foi um sucesso a palestra proferida no início desta semana pelo representante da OAB, advogado Fábio Capilé, e conselheiro consultivo do Projeto Justiça Comunitária para agentes comunitários e cujo objetivo e capacitá-los para difusão da Justiça Comunitária nos bairros carentes, contribuindo, inclusive, para evitar que pequenas desavenças resultem em conflitos de consequências mais graves. O palestrante abordou os aspectos gerais dos Juizados Especiais, referindo-se a história, princípios, estrutura, competências e elementos procedimentais que envolvem os Juizados.
Ao longo da palestra, no auditório da Escola do Poder Judiciário, houve intensa participação dos agentes, até porque foram realizadas várias dinâmicas de grupo, tendo sido montada no local uma estrutura similar a sala de audiências, proporcionando assim aos participantes experiência prática do funcionamento dos Juizados. Os próprios agentes interpretaram as partes (requerente e requerido), testemunhas, advogados e o juiz, fazendo indagações e respondendo a questionamentos. O ambiente foi de total descontração e motivação com a palestra, na medida que a absorção dos conhecimentos específicos capacitarão os agentes para a difusão destes perante a sua comunidade.
Para Capilé, o projeto é formidável, pois os agentes comunitários, são de extrema valia na diluição de conflitos nas comunidades carentes, evitando-se assim que pequenas rusgas se convertam em situações de total descontrole. Estiveram presentes também na palestra a magistrada Helena Maria Bezerra, coordenadora geral do Projeto Justiça Comunitária, bem como assessores jurídicos da Justiça Comunitária, contribuindo para o desenvolvimento do projeto e alcance dos seus objetivos.