“A história do passado se encontra com o presente e faz prever que o futuro será melhor” – afirmou o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Brito, ao abrir na manhã desta sexta-feira, no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso o Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados. No seu rápido pronunciamento, Britto destacou a importância do evento e lamentou que compromissos inadiáveis relacionados à entidade que preside exigissem sua a presença em Brasília no início da tarde, impedindo-o de acompanhar o encontro dos jovens advogados.
O presidente da OAB, Francisco Faiad, ao fazer uso da palavra, afirmou que era com muita satisfação e prazer que sua entidade está sediando o encontro que reúne advogados jovens de todo o Brasil. Faiad ressaltou que a Comissão do Jovem Advogado da OAB é uma das mais atuantes da instituição e que faz de tudo para divulgar a advocacia. Tanto é que além de ter lançado recentemente seu site, a comissão edita também um jornal eletrônico mensal para divulgar suas próprias notícias e outras em defesa da advocacia. A Cojad – sigla da comissão – está aproveitando o Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões de Jovens Advogados para lançar o seu Manual do Jovem Advogado.
Já o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB, Geandre Bucair
Santos, aproveitou uma passagem bíblica para exortar os jovens advogados a divulgar a advocacia. A parábola refere-se a uma pessoa que saía caminhando jogando sementes sem se preocupar se elas iam cair na beira da estrada, em rochas onde não fecundariam, em terreno fértil, no meio de espinhos. A pessoa fazia a sua parte sem pensar se o seu trabalho iria gerar frutos ou não. Segundo Bucair, o jovem advogado tem que cumprir a sua missão de ser um semeador da advocacia.
Último orador a falar na rápida solenidade de abertura do Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados, o presidente nacional das comissões de jovens advogados, Ricardo Correia, de Pernambuco, afirmou que graças ao trabalho que a Cojad vem desenvolvendo, Mato Grosso está na vanguarda da jovem advocacia brasileira. Destacou Correia que os sucessivos escândalos que o País tem assistido envolvendo parlamentares estão afastando os cidadãos da política para não se misturarem com muitos dos atuais detentores de mandatos políticos. E lembrou que uma transformação social passa, necessariamente, por cada um dos jovens advogados.