Simplesmente maravilhoso – foi esta a avaliação feita pelo cardiologista Cláudio Eduardo Sousa Lima sobre o evento realizado na manhã deste sábado no Parque Mãe Bonifácio – Campanha de Combate a Hipertensão Arterial – com a participação de cerca de 2 mil pessoas, a maioria da terceira díade. Durante três horas, sob barracas montadas logo na entrada da gigantesca área verde, foram prestados à população atendimentos como medição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal e taxa de glicose no sangue, cujo resultado saía na hora. “O evento superou todas as nossas expectativas” – afirmou Cláudio Eduardo, diretor da Fundação do Coração de Mato Grosso – Funcor e coordenador da promoção. O diretor da Funcor fez uma palestra no encerramento do evento, falando sobre os riscos de saúde que correm as pessoas que não se alimentam adequadamente, bebem e fumam e levam vida sedentária.
Realizado das 7 às 10 horas, o evento contou com a colaboração de 40 profissionais da área saúde, além de 20 voluntários que trabalharam no atendimento aos participantes, principalmente no abastecimento uma farta mesa com alimentos bem próprios para a ocasião. Foram consumidos quase todos os 250 quilos de laranja, 150 kg de melancia, 120 kg de banana nanica, 100 pacotes de pão integral com margarina e 120 caixas de leite semidesnatado, além de muitos copos de água. Organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, através da Funcor-MT, Sociedade Brasileira de Hipertensão e Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Campanha de Combate a Pressão Arterial contou com o apoio da OAB, Caixa dos Advogados de Mato Grosso, Unimed, Prounim, Kadri Informática, SOS Resgate e Big Lar.
O presidente da Caixa dos Advogados de Mato Grosso, uma das parceiras da Funcor, João Vicente Montano Scaravelli, acompanhou o evento junto com o diretor tesoureiro da entidade, Eduarti Fraga. Os dois ficaram empolgados com o sucesso da promoção. Tanto é que a CAAMT, que já tinha apoiado a campanha realizada no passado, já garantiu presença no evento do ano que vem. Além dos participantes, muitas pessoas estiveram no Parque Mãe Bonifácia levando apoio e incentivo à campanha da Funcor. Entre elas, muitos advogados e até um magistrado de Várzea Grande. “É isso que instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Caixa dos Advogados têm que fazer com mais freqüência: aproximarem-se mais da população...” – afirmou Scaravelli.