PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 1ª SUBSEÇÃO DE RONDONÓPOLIS

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Seccionais da OAB aplicam no domingo exame para advocacia

13/04/2007 11:17 | Unificação

    As 27 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizarão, no próximo domingo (15), a primeira etapa (prova objetiva) do Exame de Ordem, que habilita bacharéis em Direito a ingressar na advocacia. Será a primeira vez que todas as Seccionais da entidade no País aplicarão a prova em uma única data, importante passo para a unificação total do exame. Além da data mesma data, dezessete Estados brasileiros terão o exame com conteúdo unificado nesta edição. São eles: os nove da região nordeste e mais o Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Tocantins.

    O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, sai em defesa da nacionalização ou unificação das datas e conteúdo do Exame de Ordem. Para ele, a própria OAB só teria a ganhar se todas as 27 Seccionais concordassem com a medida. A mesma prova, aplicada em uma única data e com o mesmo conteúdo em todo o Brasil, evitaria as discrepâncias entre os exames aplicados por Seccionais diferentes, afirma Britto. Essa posição foi defendida por Britto pela primeira vez na reunião dos presidentes das Comissões de Exame de Ordem da OAB, realizada em março deste ano em Brasília.

    Cezar Britto lembrou que não se adota o Exame de Ordem como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque sas edições são diferenciadas, organizadas e aplicadas separadamente por cada Seccional. Uma única prova seria a melhor a melhor referência sobre as faculdades de Direito e teríamos um controle maior da qualidade oferecida pelos cursos, afirmou. No entanto, Britto lembrou que o Conselho Federal a OAB não vai impor a instituição do Exame de Ordem unificado. Ele tem que nascer da vontade de cada uma das Seccionais.

    A prova objetiva terá a duração de 5 horas e será aplicada às 14 horas, horário oficial de Brasília/DF (13 horas no horário local). Em Mato Grosso será realizada:

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Avenida São João, s/n.º, Cavalhada, Cáceres/MT

Universidade de Cuiabá - UNIC - Bloco F - Avenida Beira Rio, n.º 3.100, Jardim Europa, Cuiabá/MT

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicada de Diamantino - UNED, Rua Rui Barbosa, n.º 353, Jardim Eldorado, Diamantino/MT

Faculdade do Sul de Mato Grosso - FACSUL (CESUR), Avenida Ari Coelho, n.º 829, Cidade Salmem, Rondonópolis/MT

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Avenida dos Ingás, n.º 3.001, Sinop/MT

Faculdade de Direito de Tangará da Serra - UNICEN, Rua Virgílio Favette, n.º 1.200-F, Cidade Alta

 


WhatsApp