A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Betsey Miranda participou entre os dias 30 de julho a 3 de agosto do Encontro Brasileiro de Direitos Humanos realizado em Curitiba, Paraná. O evento reuniu as mais nobres personalidades ligadas com a causa em torno de debates e conferências.
"O encontro possibilitou a troca de pensamentos todos no mesmo sentido, afirmando que a educação é o caminho para evitar a violência", afirmou Betsey.
A presidente da Comissão da OAB/MT compôs a penúltima mesa de conferências e reforçou a necessidade de educação em tempo integral. "Vários analistas afirmaram sobre as crianças que recebem carinho, amor e que possuem segurança emocional são menos tendenciosas a cometer atos ilícitos. Trata-se de um conceito super importante no cenário atual", disse a presidente de Comissão.
O Encontro Nacional de Direitos Humanos contou com a presença de renomados estudiosos da causa, entre eles: Chaikh Mohsin, sheik da Liga Mundial islâmica do Brasil, presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, do candidato a presidência da República, Cristóvam Buarque, além da presença de ministro, desembargadores, juízes, defensores públicos, psicólogos, policiais militar e civis, entre outros.
No encontro foi criada a Universidade Livre de Direitos Humanos com assinatura de cerca dos 1.500 participantes. Foi acordado também que a cada dois anos, uma capital irá sediar essa instituição. São Paulo será a primeira cidade a receber a Universidade Livre de Direitos Humanos.
O evento foi encerrado com a criação da Carta Brasil 2006 de Direitos Humanos como resultados dos trabalhos realizados em Curitiba. A carta foi assinada pelo advogado, professor da Universidade de São Paulo e diretor do Direito da Fundação Armando Alves Penteado, Álvaro Villaça Azevedo. "A Carta Brasil reforça a necessidade de preservação dos direitos humanos em sociedade", concluiu Betsey.