O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ? seccional Mato Grosso, Francisco Faiad, o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Leonardo Campos e a secretária adjunta da OAB-MT, Luciana Serafim, marcaram presença nas discussões do seminário nacional Desenvolvimento Sustentável: tudo começa na semente?. Em sua apresentação, durante a composição da mesa de autoridades, Faiad declarou a necessidade de que informações sobre os transgênicos cheguem ao conhecimento da população.
O evento promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento Socioambiental (IDeSA), com sede em São Paulo, foi aberto às 9h30 de hoje, no Centro de Eventos Pantanal, e se estenderá até o final do dia com a realização de seis palestras e debates sobre a biotecnologia, pesquisas genéticas e a influência dos produtos transgênicos no agronegócio, meio ambiente e na vida humana.
Em nome da seccional da OAB, Faiad revela preocupação ao analisar a temática dos transgênicos e a aprovação da Lei de Biossegurança no Congresso Nacional, no início de fevereiro. ?A OAB não tem uma posição contrária aos transgênicos justamente pela falta de informações que impera sobre o assunto. Ainda não há um estudo que comprove as conseqüências do plantio e do consumo desses produtos, assim como possíveis efeitos sobre o meio ambiente e a saúde humana. Por isso a aprovação da lei foi prematura?, frisa.
O presidente da Comissão do Meio Ambiente, Leonardo Campos, informa que a temática será discutida com a classe jurídica no início de junho, durante as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente. O congresso, que trará a Mato Grosso estudiosos de renome nacional, terá como um dos propósitos definir o posicionamento da entidade sobre os produtos geneticamente modificados.
A advogada Kateri Felsky dos Anjos representou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, na abertura do evento. Também participaram do seminário membros da BPW Cuiabá, Fapemat, Aprosmat, Famato, Ampa, Secitec, IPDU e Sebrae, entre outras entidades, e inúmeros estudantes universitários.